Eventos

SEGUNDO ENCONTRO DA RECRIA


PRIMEIRO ENCONTRO DA RECRIA


LANÇAMENTO DA RECRIA

Aula aberta interprogramas: Dilemas da participação de crianças e jovens na cultura digital

Inês Vitorino Sampaio (UFC/Harvard University)

2 de setembro de 2020

Assista no YouTube da Recria: https://www.youtube.com/watch?v=l6AgJvr59Vg

A pandemia intensificou a relação de crianças e adolescentes com as telas, acentuou desigualdades sociais históricas, além de expor relações de poder abusivas de adultos para com eles. Nesse processo de conexão acentuada, seja em casa, na escola ou no entretenimento, crianças e adolescentes têm sido instados a participar das redes sociais, onde interagem com amigos, integram comunidades de interesse e divertem-se, acessando e gerando conteúdos. Assim, antes mesmo de serem reconhecidos como cidadãos, com plenos direitos, são celebrados como prosumers. Tornam-se alvo de discursos consumistas e/ou de matizes políticos específicos, pautados no monitoramento de suas próprias pegadas digitais, implementados com recursos da Inteligência Artificial, pouco transparentes. Diante de um cenário tão complexo e desafiador, o que temos a celebrar e a transformar em relação a esse modelo de participação instituído por plataformas e aplicativos? Agora e para além da pandemia, o que podemos imaginar como modelo alternativo de participação plural, democrático e seguro para nossas crianças e adolescentes? Quais contribuições podemos oferecer como acadêmicos/as para construir outros futuros possíveis?

Inês Vitorino Sampaio é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas | UNICAMP, com estágio em Programa de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster (Alemanha). Realizou, ainda, estágio Pós-doutoral na Université du Québec à Montréal | UQÀM (Canadá). Foi vice-presidente e secretária geral da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS (biênios 2014-2015 e 2011-2013). É docente do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará | UFC. Atua como vice-coordenadora do LabGRIM – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (UFC/CNPq) e é autora e coautora de vários livros, como Televisão, Publicidade e Infância (2000) e Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil (2012).