2022

VI SEMINÁRIO CRIANÇA NA MÍDIA – I SEMINÁRIO RECRIA

Em virtude do mês da criança, ocorre em 18 e 19 de outubro o VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria, que busca refletir junto à comunidade acadêmica acerca dos diversos tipos de violência que acometem as crianças e que são atravessadas por sua relação com as mídias no século XXI. De abrangência internacional, a atividade é gratuita e conta com uma programação híbrida, com palestras presenciais que serão transmitidas ao vivo e apresentações de trabalhos de modo virtual, acolhendo pesquisas acadêmicas e também relatos de experiência.

Iniciativa do Grupo Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Universidade Feevale, liderado pela Professora Doutora Saraí Schmidt, o Seminário Criança na Mídia é um evento bienal que acontece tradicionalmente no mês de outubro. Surgiu em 2011, com o objetivo de ampliar o debate entre pesquisadores/as, profissionais e acadêmicos/as, bem como professores/as da educação básica, sobre a complexa relação entre mídia e crianças. Encontra-se em sua sexta edição e traz em sua programação palestrantes de renome para debater as infâncias na contemporaneidade, integrando o I Seminário Recria. Este é uma ação com proposta itinerante da Rede Recria, que é formada por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia. Sua primeira edição ocorre em paralelo ao consolidado evento do grupo de pesquisa da Universidade Feevale como uma construção da parceria entre a Recria e o Criança na Mídia, ambos responsáveis pela coordenação dos Grupos de Trabalho (GTs) – que estarão com inscrições abertas para a submissão de resumos do período de 11 de agosto a 11 de setembro, pelo hotsite do evento www.criancanamidia.com.br/seminario/. A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.

O VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário RECRIA tem por objetivo  promover o intercâmbio entre pesquisadores/as e profissionais de diferentes áreas com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão, tendo como princípios norteadores estudos que versam sobre infâncias e juventudes e suas confluências com os processos midiáticos e culturais. Um encontro que visa gerar a produção de conhecimento interdisciplinar entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com as culturas infantis (profissionais da Comunicação, Educação, Direito, Psicologia, Marketing, Sociologia, Games…). Um aspecto de destaque nesse evento acadêmico é a participação de professores/as da rede pública. A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam também o território escolar. Nesse sentido, pesquisas, práticas extensionistas e relatos de experiência que têm como foco infâncias são fundamentais para a busca  de uma sociedade mais justa e igualitária, especialmente em um contexto crescente de discriminação na América Latina e no mundo.

Programação:

DIA 18 DE OUTUBRO DE 2022

NOITE

18h30 – CREDENCIAMENTO – PARA AS PESSOAS QUE IRÃO PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DE MODO PRESENCIAL 

19h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Mídias, Infâncias, Violências de Raça e Gênero

Palestrante: Gladis Kaercher (Doutora em Educação, Docente na Faculdade de Educação da UFRGS).

Mediação: Marina Mentz (Jornalista, Mestra e Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais). 

Para todas as pessoas que não estiverem presentes, a transmissão da conferência será via YouTube.

DIA 19 DE OUTUBRO DE 2022

MANHÃ – GTS SIMULTÂNEOS: 8h30 às 12h

GT1 Mídia, Infâncias e Gênero

GT2 Infâncias e Processos de Comunicação

GT3 Mídia, Infâncias e Raça

GT4 Infâncias e Linguagens comunicacionais 

TARDE – 14h. MESA: MÍDIA, INFÂNCIAS E VIOLÊNCIAS

Convidadas: Ângela Farah (Doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada ao Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – UNIUV)), Karina Barbosa (Doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP) e Ingrid Martins (Doutoranda em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO Argentina).

Inscrição de pesquisas acadêmicas, práticas extensionistas e relatos de experiência:

Inscrição gratuita | Prazo: de 11 de agosto a 11 de setembro

Normas e submissão pelo hotsite oficial do evento: 

https://www.criancanamidia.com.br/seminario/